• marluce lima

próxima estação

São Paulo, Brasil

Um bilhete: 4 reais, uma música clássica de fundo, uma senhora entra, com uma ferida aberta na perna, uma mão segura a bengala e a outra se estende, ela pede 1 real pra comprar o remédio, eu dou 2 reais, ela pergunta se eu quero o troco, eu recuso, ela sorri e me dá sua benção “Deus abençoe”. Eu desço, next station: Paulista. Um moço entra, tira alguns saquinhos da meia e os distribui pelo metrô no colo dos passageiros e recita algo. Algumas pessoas compram, algumas dormem, outras não tiram os olhos da rede social e eu deixo o saquinho no banco e vou para a porta, desço na estação Luz. Troco de trem, uma menininha no colo da avó come um salgadinho, olha pros dedinhos cobertos por uma gosma amarela e os lambe com todo o gosto, ela me percebe olhando-a e me oferece: "qué?" e eu recuso como fui educada a fazer, mas eu teria aceitado se meu estômago falasse. Na estação seguinte, uma voz masculina ressoa nos alto-falantes “Senhores passageiros, é proibida a comercialização de produtos nos trens e instalações do metrô, pedimos que não incentivem a prática”, entra duas moças com fantasia de Carnaval, era início de fevereiro, uma delas canta e a outra toca pandeiro, elas terminam a apresentação e esticam o instrumento aos passageiros, alguns colocam moedas dentro. Next station: São Judas. Um moço entra, nos entrega um bilhetinho escrito algo como "eu preciso de ajuda", mas eu já tinha dado todas minhas moedas para aquela senhorinha. Chega minha estação. Chove lá fora. Eu espero. Esperamos.



Esse texto participa de um lindo projeto no dia da Poesia na Irlanda, (02 de maio) organizado pelo @LabeLLitHear, Maria McManus e Una Lee levam à Irlanda vozes de poetas do mundo e ainda espalham bilhetinhos com nossos versos e assinaturas, como uma lembrança poética para os passantes.


Para escutar os áudios-poemas clica neste link e siga-os: Poetry M'app e mais informações sobre o projeto: https://labellit.wordpress.com/ (em Inglês)

______________________________________________________________


#LabelLLiteperience #PoetryMapp #poesianomundo #metrodesaopaulo #saopaulo #metro #CPTM #poesia #cidadedesaopaulo #existepoesiaemsp #existeamoremsp #poetapaulista #edublin #marlucelima #SoundCloudhttps://soundcloud.com/poetrymapp

16 views
  • Branca Ícone do Flickr
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Ícone do Instagram Branco
  • Ícone do Youtube Branco

made with love & poetry